BROMLEY: CAMINHO REPOUSO
- Thomas Bromley — **O Caminho do Sabá de Repouso, OU O PROGRESSO DA ALMA NO TRABALHO DE NOVO NASCIMENTO*
Escrevi este experimental Discurso do NOVO NASCIMENTO, não para os Sábios e Ricos, que pensam que viram, e desfrutaram bastante, mas para o Pobre em Espírito, que indagando o Caminho para Sião, é sensível a seus defeitos, e busca um Suprimento. Que ninguém venha com Preconceito; pois isto dará uma falsa Tintura ao Olho da Mente e prevenirá a visão da Verdade, por uma Pré-possessão que é um Erro. Se qualquer um alcançou, e desfrutou tanto, o mais do que é aqui expresso, que Deus os abençoe por sua Bondade, tanto a eles quanto a mim: se não, que os deixe não estar envergonhados de aprender e praticar mais do que já tiveram; pois, ensine um homem sábio, e ele será ainda mais sábio. Prov 9,9). E não é diminuidor da Estima, crescer em verdadeiro Conhecimento, ou Desprezo da Idade, ganhar Sabedoria daqueles que são mais jovens; porque a verdadeira Sabedoria é o Dom de Deus, que é não Preconceituoso das Pessoas, concedendo seus Dons a quem queira. Mas não pense, que tracei um Caminho para qualquer um trilhar; pois só escrevi minha própria Experiência:
E sei que pode haver uma grande Variedade nas Obras de Deus sobre as Almas, de modo que ninguém deve estar confinado a um exato Caminho; embora todos devam ser informados, que devemos transformar, e se tornar como pequeninos, e estar completamente morto com Cristo, antes de podermos ser como Anjos na Ressurreição, deleitando nossos eus na Luz e Vida da Eternidade: Portanto a Morte perfeita deveria ser visada por todos; pois nada menos pode nos adequar para a Glória: Pois, como pode qualquer Imperfeição lá entrar, onde nada há senão Perfeição? ora qualquer Coisa de Escuridão habita com ele, que é Luz, e em quem não há nenhuma Escuridão em absoluto?
Escrevi este pequeno Discurso, como crente que possa ser instrumental em livrar do engano Muitos, que estão vagueando nos Labirintos do Erro, no entanto buscando o verdadeiro Caminho; e para confirmar, fortalecer, e dirigir Outros, que estão fazendo seu Caminho através da Cruz para a Coroa da Vida. E verdadeiramente este Assunto é de grande Concernência para todos, porque todos são capazes do Novo Nascimento; e ninguém sem ele pode jamais ser feliz. Falhar neste Trabalho, é muito perigoso, porque é a Passagem para o Repouso eterno. O céu mais alto está situado nas amplas Planícies da Eternidade; no entanto o Caminho para ele é muito estreito: Na Entrada da afiada Espada da Circuncisão está posta; na Mão esquerda há um Golfo de Fogo, na Mão direita uma Água profunda; ao Final encontra-se um Querubim com a Espada flamejante. cujo Ofício é cortar as Relíquias de toda Corrupção da Alma; de modo que o menor Grão de Egoísmo ou Carne não pode entrar no Reino do Céu. O Espírito do Homem é totalmente habitado pelo Cristo: não um Joio a ser lá deixado. Seremos despidos de todas as Riquezas da Natureza corrupta, antes de poder passar através do último Portal para a Cidade. Um Espírito nu rapidamente entra; logo aquele do Cristo: Bendito são os Pobres em Espírito; pois deles é o Reino de Deus. Um Espírito de Deus vazio se preencherá: Pois Deus é Amor, e delicia-se (através de seu Filho em comunicar sua própria Plenitude a todos que podem recebê-la. A Alma não pode ser esvaziada, senão através da Regeneração; não preenchida, senão primeiramente esvaziada (vide kenosis). Partimos com Escuridão, Vaidade e Luxúria; Nós recebemos Luz, Substância e Amor. Uma completa Troca traz uma completa Felicidade. Quão poucos estão desejosos de vender tudo para Cristo! Quantas Distinções são criadas pela Razão para evitar a Cruz e a Morte do Cristo! Mas é muito perigoso tomar tais Princípio, que podem indulgenciar qualquer Parte daquilo que deve ser destruído. Pode nos fazer aquém do Céu, quando esperamos nele entrar. É muito mais seguro ser bastante estritos do que muito permissivos: Mas o Meio é o melhor; que (acredito) está aqui de certo modo claramente descoberto. Adeus
—
Devemos vigiar estritamente a Phantasie, que pode facilmente errar no particular . . . . Pois. . . por tal trabalho de imaginação, chegamos a afrouxar o exercício da cruz, tanto sobre a própria imaginação, que deve ser continuamente restringida, e tanto quanto possível reduzida em sujeição à Compreensão iluminada, e também sobre as relíquias do velho homem em qualquer outra Faculdade.
Vendo que pode haver tanto Perigo favorecendo a Imaginação, mesmo nestes Objetos puros, acharemos muito necessário, muitas vezes, cessar toda a Imaginação, e não agir Pensamento sobre qualquer coisa nas Alturas acima, ou nas Profundezas abaixo. Digo nenhum pensamento: Pensamentos sendo apenas Imagens, que não alcançam a Essência dos Objetos espirituais. Mas esta Prática não exclui aquela Visão e Apreensão de Deus geral, constante e intelectual, que a Alma, (até agora chegada) desfruta. Portanto, não falo aqui para aqueles que não alcançaram uma apreensão contínua e habitual da presença divina; pois se eles se esforçarem para cessar seus bons pensamentos, eles podem cair em um tipo de estupidez, muito pior. Mas aqui dou instruções àqueles que, tendo alcançado a comunhão habitual constante com Deus, prossigam para a perfeição.
E certamente não há caminho melhor do que a aniquilação de todos os pensamentos, e a retirada da fantasia para a mente silenciosa, que mais adapta a alma para a irradiação divina e os abraços espirituais; pois quanto mais quietos estamos, menos resistência fazemos contra uma impressão sobrenatural, e mais fácil percebemos o início da atração divina, e assim nos rendemos a ela. E verdadeiramente, quando a Alma tiver alcançado o Poder de lançar-se (tanto quanto possível) no estado super-imaginário silencioso (que deve ser alcançado pela prática constante habitual dele), ela então chegará às Aberturas internas, e Visões do Mundo invisível, e muitas vezes recebem Rápidos Olhares da Eternidade, com aquelas fortes Infusões de Amor, que aproximam muitas vezes a Alma de um Arrebatamento. E verdadeiramente, o Gozo que temos neste Estado, recompensa totalmente toda aquela abnegação, pela qual passamos para a Consecução dela.
Aqui, então, o falso Profeta (que é a Imaginação irregular) vem a ser conquistado, sendo comandado pela Mente interior, que agora muitas vezes atrai a Alma para o Mundo Paraíso, a partir do Movimento da Fantasia e da Imaginação.
Superada a imaginação e mortificado o homem animal, a Alma não pode deixar de descobrir claramente seu Crescimento à Imagem de Deus e a Ressurreição do Homem Angélico, que agora percebe evidentemente seu eu brotando em um novo Princípio, acima do Espírito do Mundo, e suas Leis mistas: E aqui chegamos a possuir e receber novas Relações, contraídas em nosso progresso no Novo Nascimento, e nossa Tendência do Espírito do Mundo para a Eternidade.
Mas aqui encontraremos uma União e Comunhão mais próxima entre aqueles que foram por um Instrumento particular gerados na Vida de Cristo, tendo uma Veia peculiar de Prazer espiritual correndo por eles; da qual outros, que não receberam essa Tintura em particular, não participam. E se tivéssemos vivido nos tempos dos apóstolos, deveríamos ter visto isso entre os cristãos primitivos. . . . entre aqueles que estão assim peculiarmente unidos, veremos alguns mais intimamente ligados em acordo espiritual do que outros, e essências uns nos outros Espíritos; como pode parecer por aquela grande união que Cristo teve com São João, e aquela afeição particular que ele tinha por ele.
—
