User Tools

Site Tools


philokalia:hesiquio-batos-centuria-191-100

Hesiquio Batos Centuria 1,91-100

Hesíquio de Batos ou o Sinaíta — Capítulos sobre a Sobriedade e a Vigilância 92. … Quando não resta mais nenhuma imaginação no coração, o espírito se encontra em seu estado natural, disposto a toda contemplação espiritual e agradável a Deus.

93. Assim, pois, sobriedade e oração de Jesus completam-se e sustentam-se mutuamente. A atenção perfeita reforça a oração contínua; e a oração, por sua vez, reforça a sobriedade e a atenção perfeitas.

96. A lembrança e a invocação constantes de Nosso Senhor produzem, em nosso espírito, um estado divino, sob a condição de não negligenciarmos a súplica interior a Cristo, a sobriedade perseverante e o trabalho de vigilância. Apeguemo-nos sempre, sem descanso, ao exercício da invocação do Senhor Jesus; que o chamemos com coração ardente, de maneira a comungar com o santo nome de Jesus. Pois, em matéria de virtude, como de vicie, a continuidade gera o hábito e o hábito é uma segunda natureza.

97. Toda vez que os maus pensamentos comecem a pulular em nós, lancemos bem no meio deles a invocação de N. S. Jesus Cristo, e os veremos dissipar-se, incontinenti, como fumaça no ar. Uma vez sozinho o espírito, retomemos a atenção e a invocação constantes, e toda vez que a mesma coisa se repita, façamos o mesmo.

98. … É impossível viver sem respirar… É igualmente impossível, sem moderação e sem perpétua súplica a Jesus, aprender a ciência do combate espiritual secreto e afastar com método os nossos inimigos.

/home/mccastro/public_html/cristologia/data/pages/philokalia/hesiquio-batos-centuria-191-100.txt · Last modified: by 127.0.0.1