User Tools

Site Tools


estudos:kolakowski:alem-do-eidos-intemporal

ANGELUS SILESIUS, ALÉM DO EIDOS INTEMPORAL (LKCE)

LKCE

Todas as nossas considerações, até agora, consistiram em uma tentativa de descrição puramente eidética que, conscientemente, se queria independente das circunstâncias históricas. É permitido interpretar a mística “em geral” dessa forma, mas não um místico em particular, apesar da notável tendência à repetição que é própria da literatura desse tipo ao longo de séculos. Silesius, como místico, também deve ser compreendido recolocado em seu tempo, se quisermos interpretá-lo como Silesius, e não como um dos exemplares do eidos intemporal da mística.

É claro e incontestável que o Peregrino Querubínico faz parte daquela poderosa onda pré-pietista que, a partir de Sebastian Franck, manifesta-se ininterruptamente na Alemanha protestante. Pensamos na corrente não confessional da segunda Reforma, à qual, sem saber, Lutero deu impulso com seu sucesso. Essa corrente, convencida de reconstituir e continuar o conteúdo primeiro e autêntico da Reforma, tomou de Lutero o que o unia à tradição mística: o ideal de um cristianismo espiritual, em oposição à religião ritual.

/home/mccastro/public_html/cristologia/data/pages/estudos/kolakowski/alem-do-eidos-intemporal.txt · Last modified: by 127.0.0.1