User Tools

Site Tools


e:peter-brown:2012:0

0 Prefácio

BROWN, Peter. Through the Eye of a Needle: Wealth, the Fall of Rome, and the Making of Christianity in the West, 350–550 AD. Princeton: Princeton University Press, 2012.

1. O impacto da riqueza nas igrejas cristãs do Ocidente latino deve ser examinado nos últimos séculos do Império Romano e no primeiro século da era pós-imperial, aproximadamente de meados do século IV à consolidação dos reinos bárbaros pós-romanos no período convencionalmente associado à queda de Roma.

2. Quatro capítulos iniciais preparam a cena, descrevendo a sociedade romana do século IV, examinando a posição social das igrejas cristãs no período de transição entre a conversão de Constantino em 312 e a entrada dos ricos em número crescente nas igrejas ao longo dos anos 370 e justapondo o ideal tradicional de doar à cidade ao novo ideal cristão de depositar tesouro no céu por meio de dons à Igreja e aos pobres, contraste cujas questões atravessam toda a investigação.

3. Treze capítulos seguintes apresentam figuras conhecidas, cada uma numa paisagem particular e representando uma opção distinta quanto ao uso da riqueza e à formação de atitudes diante dela: o grande pagão Quinto Aurélio Símaco na Roma e no sul da Itália de seu tempo; Ambrósio na Milão e no norte da Itália; o jovem Agostinho, de origem mais modesta, da África à Itália e de volta, atravessando comunidades religiosas com atitudes próprias quanto ao uso da riqueza, até 397, quando se torna bispo de Hipona e chefe de um mosteiro; a Gália de Ausônio de Bordéus, cuja riqueza de grandes proprietários e cortesãos, cujas vilas ainda impressionam, permite apreciar a mística da riqueza e as atitudes diante do mundo natural correntes nesse meio, riqueza formalmente renunciada por Paulino de Nola em 394, cuja renúncia, visão de sua pobreza voluntária e dedicação de seus bens a um projeto de construção em torno do santuário de São Félix em Nola fazem dele o poeta da riqueza renunciada e reencontrada como tesouro no céu; e, por fim, a Roma das igrejas cristãs, onde as circunstâncias em que as igrejas ganharam riqueza e posição desde Constantino explicam as tensões que acompanharam a chegada de Jerônimo em 382, sua partida abrupta em 385 e as controvérsias sobre riqueza, pobreza e patronato que ele ajudou a provocar e que se conhecem sobretudo por seus escritos veementes dos anos 390 e início dos 400.

4. Depois de Jerônimo o ritmo muda e entra-se numa época de crise crescente, pois a renúncia espetacular de seus bens por um jovem casal nobre, Piniano e Melânia, a Jovem, coincidiu com o avanço visigodo sobre Roma, e o saque de Roma em 410 levou como refugiados à África outro cristão radical, Pelágio, e seus patronos romanos, cujos seguidores haviam difundido na Itália críticas veementes à riqueza e exigido sua renúncia total, provocando uma batalha de ideias entre Agostinho e Pelágio que foi uma guerra púnica do espírito entre Itália e África, mas não só de ideias, pois para Agostinho estavam em jogo os hábitos piedosos de toda uma paisagem cristã, o que exige recuar um século para apreciar o intenso senso de agência que permitira às igrejas africanas construir sua posição na sociedade a partir dos dons dos fiéis e acompanhar as atitudes diante da riqueza e da doação religiosa surgidas da pregação de Agostinho nas cidades africanas nos anos 400, que ele opôs ao apelo radical à renúncia dos partidários de Pelágio, com a mensagem firme de que a riqueza não devia ser lançada fora numa renúncia precipitada, mas usada nas igrejas e sobretudo para expiar o pecado, noção da relação íntima entre pecado e doação religiosa que tingiria de cor sombria as práticas de doação das igrejas latinas em todos os séculos seguintes e já na velhice de Agostinho se fazia sentir em todo o Ocidente latino, nos últimos dias do império unido, até que por volta de 430 todas essas preocupações foram engolidas pela crise geral do império ocidental, que pôs fim abrupto à afluência do século anterior e colocou a riqueza dos sobreviventes da tempestade em base muito diferente.

5. Trata-se então de uma sociedade empobrecida na esteira de um deslocamento violento, cujas regiões se haviam afastado e tiveram sortes diferentes, umas muito melhores que outras, o que explica a surpreendente vivacidade intelectual do enclave ainda próspero da Provença, que produziu as declarações programáticas de João Cassiano sobre a pobreza monástica, uma sucessão de líderes carismáticos ligados à ilha de Lérins e o memorável diagnóstico dos males do império ocidental em seus últimos dias por Salviano de Marselha, ao passo que na Itália muito do velho mundo parecia continuar, mas essa continuidade mascarava mudanças profundas, já que no fim do século V os papas de Roma haviam desalojado o Senado como patronos das classes baixas da cidade e os bens da Igreja romana rivalizavam pela primeira vez com a riqueza da nobreza leiga.

6. Os dois últimos capítulos consideram a Europa Ocidental como um todo, acompanhando o modo como as igrejas cristãs passaram a administrar e empregar sua riqueza e como a pressão discreta da riqueza usada para fins religiosos, por bispos e doadores leigos, alterou a textura do próprio cristianismo, chegando-se ao limiar de outro mundo, muito diferente do mundo antigo do início, pois por volta de 600 as estruturas da Igreja e as expectativas dos leigos haviam produzido uma lenta virada de época, e só então, após três longos séculos, os cristãos da Europa começaram a voltar-se para o catolicismo da Idade Média ocidental.

7. Convém explicitar por que a investigação assume essa forma particular.

8. Quanto à forma geográfica, trata-se não do mundo romano como um todo, mas do mundo ocidental latino, dos Bálcãs ocidentais à Britânia e de Trier à borda do Saara, escolha devida à riqueza do material fornecido por autores latinos conhecidos e ao interesse intrínseco das estruturas sociais e dos desenvolvimentos históricos próprios do Ocidente romano, mas também à boa saúde dos estudos romanos tardios, que permite concentrar-se nessa região confiando que muitos outros estudiosos farão justiça ao tema igualmente fascinante da relação entre Igreja, riqueza e sociedade nas províncias orientais.

9. Quanto à forma cronológica, a escolha do período entre 350 e 550, em muitos aspectos arbitrária e não observada estritamente, visa lembrar que muitas datas básicas do período romano tardio são menos importantes do que se pensa, pois começar pela conversão de Constantino em 312 e terminar com o fim formal do império ocidental em 476 ou com a morte de Gregório Magno em 603 introduziria uma teleologia enganosa, encorajando a apertar o botão de avanço rápido e a supor que a conversão de Constantino anunciava, quase como conclusão inevitável, o fim do Império Romano e o triunfo da Igreja na sociedade ocidental resumido no papado de Gregório Magno.

10. A tentação de encurtar a história deve ser evitada a todo custo, pois o crescimento da riqueza nas igrejas não avançou no ritmo rápido implícito nas narrativas convencionais, já que a conversão de Constantino não levou automaticamente ao enriquecimento da Igreja, que só veio no último quarto do século IV, e o papado de Gregório I não marcou o apogeu de uma Igreja triunfante pronta a assumir o governo do Ocidente pós-romano, tendo as igrejas da Europa começado meio século antes a sentir, com certa surpresa, o peso de sua própria riqueza num mundo em que os bispos se haviam tornado parceiros dos grandes, mas de modo algum seus senhores.

11. O terceiro aspecto dessa forma é a preocupação constante de fazer justiça ao ritmo e à diversidade de desenvolvimentos que não se encaixam facilmente nas narrativas convencionais da história política e eclesiástica, concentrando-se numa série de figuras distintas, cada uma situada numa paisagem própria onde a história avançava em ritmo diferente.

12. Essas figuras aparecem em ordem aproximadamente cronológica, exigindo-se apenas na Roma cristã e na África cristã um retrocesso de um século inteiro para preparar a cena de figuras como Jerônimo e Agostinho.

13. Essa escolha decorre da convicção de que o Império Romano era composto de regiões distintas e de que as igrejas cristãs de cada região, apesar de seus intercâmbios frequentes e da pretensão teórica de formar uma instituição universal, a Igreja com maiúscula, eram tão produto das condições locais quanto qualquer outro traço do mundo romano, de modo que uma verdadeira história do cristianismo latino exige um senso incessante do lugar, já que cada região cristã tinha sua paisagem, cujos traços nunca são delineados com suficiente minúcia, devendo-se mobilizar a arqueologia dos sítios, a circulação de moedas e cerâmicas, os estilos de inscrições em dedicatórias e lápides, as obras dos autores locais e tudo o que o historiador encontrar, pois as igrejas regionais do Ocidente, em vez de avançar triunfalmente por uma única estrada rumo a um objetivo claro, seguiram cada uma seu próprio ritmo, frequentemente ignorando os assuntos dos vizinhos e todas ignorando o futuro que as aguardava, sendo a melhor maneira de transmitir sua diversidade e o caráter imprevisto de sua ascensão na sociedade romana considerá-las separadamente, geração após geração.

14. Relacionar cada paisagem a uma única figura ou grupo de figuras é fazer da necessidade virtude, jogando o melhor possível com as más cartas dadas pelo passado, pois muita evidência não sobreviveu e a que sobreviveu distribui-se segundo os acasos da conservação tanto quanto segundo a importância intrínseca das regiões, e a proeminência posterior de Ambrósio, Agostinho e Jerônimo como Padres da Igreja garantiu a sobrevivência de seus escritos abundantes e circunstanciados, que iluminam os mundos cristãos de Milão, da África e de Roma, regiões-chave do mundo romano tardio, fato pelo qual nunca se é suficientemente grato, mas esse mundo era vasto, e muitos outros autores, pagãos e cristãos, em outras regiões ou nas mesmas, se perderam, assim como muitas regiões permaneceram estranhamente silenciosas.

15. É dolorosamente fácil imaginar uma história alternativa das igrejas no Ocidente romano, perguntando como seria se um escritor da capacidade e das múltiplas atividades de Agostinho tivesse surgido no sul da Hispânia ou junto ao Danúbio, se os bispos de Trier tivessem tido uma biografia coletiva como o Liber Pontificalis de Roma ou se o santuário de Santo Albano em Verulamium, no sul da Britânia, tivesse produzido um hagiógrafo cuja crônica de milagres, cheia de dados locais vívidos, tivesse sobrevivido como companheira das obras de Gregório de Tours.

16. Essa especulação não é ociosa nem necessariamente sombria, pois mesmo no caso de figuras aparentemente tão conhecidas quanto Agostinho, a descoberta recente de sermões e cartas até então desconhecidos, para não falar de documentos que lançam nova luz sobre o movimento maniqueu a que pertenceu por um tempo, mostra quanto resta a descobrir, podendo paisagens inteiras do Ocidente cristão vir a ser mais bem conhecidas por novas descobertas de textos e pela mobilização de outras formas de evidência.

17. Resta a questão da representatividade dos autores privilegiados, que se poderia contestar alegando que seus escritos refletem as preocupações exaltadas de uma elite intelectual distante das certezas terrenas ligadas à riqueza e à pobreza, argumento pouco convincente, pois em matéria de religião, e sobretudo no estudo de grandes movimentos religiosos como a formação das igrejas cristãs, o termo elite pode enganar ao sugerir ausência de contato entre os grandes espíritos e o corpo mais amplo de opiniões e práticas que os cerca, suposição falsa, sendo preferível o juízo de Louis Gernet sobre a religião grega clássica, segundo o qual uma elite não inventa, mas torna explícito o que muitos outros pensam.

18. Por isso convém concentrar-se no tema da riqueza nas igrejas cristãs, que pesava no espírito de todos e corria como um grande rio entrançado pelas igrejas e pela sociedade romana inteira, não se limitando a orçamentos e livros de rendas, mas tocando muitas margens que não se associam de imediato à economia do império, como o milagre anual da colheita, que tocava a relação entre o homem e o universo físico e entre Deus ou os deuses e a abundância da natureza, ou o prodígio menos bem-vindo do esforço administrativo que levava cobradores de impostos e de rendas a lojas e aldeias de todo o mundo romano, levantando a questão da legitimidade da própria riqueza e do império que a extraía, de modo que ao fim do ano poucas questões, sociais e pessoais, seculares e religiosas, deixavam de ser tocadas pela grande e múltipla corrente da preocupação com a riqueza.

19. Algumas razões dessa escolha são óbvias, pois o Novo Testamento transmitira às comunidades cristãs do império tardio o desafio de Jesus ao jovem rico e seu comentário igualmente perturbador de que é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no reino de Deus, palavras que ganharam nova urgência quando os verdadeiramente ricos entraram nas igrejas na virada dos séculos IV e V, que se poderia chamar de Era do Camelo, em que cristãos de temperamento ascético esperavam ver quais dos enormes camelos de seu tempo estariam dispostos a passar pelo buraco da agulha renunciando à riqueza, sendo os que o fizeram imediatamente aclamados e avidamente estudados desde então, enquanto a maioria silenciosa que conservou seus bens foi deixada na obscuridade e tida por contente com seu fracasso em vender tudo e dá-lo aos pobres, fracassados para a historiografia, que descreve com certa ironia como bispos experientes ofereciam ao cristão rico médio compromissos como a esmola, a construção de igrejas e os legados testamentários à guisa de prêmios de consolação, e aponta esses compromissos envergonhados com o mundo como origem do crescimento, bem-sucedido demais, da riqueza da Igreja.

20. Essa maneira de ver é insatisfatória, pois tratar os renunciantes como heróis e heroínas de um cristianismo verdadeiro e todas as outras formas de doação religiosa como traição ao radicalismo essencial do movimento cristão é apenas ecoar a linguagem elevada do movimento ascético, e é notável quantos estudiosos sóbrios escrevem hoje sobre a riqueza crescente da Igreja como mero resultado lamentável do fracasso dos cristãos romanos tardios em viver à altura de seus ideais, num tom digno de Jerônimo, defensor persistente da renúncia ascética, para quem a história da Igreja era um declínio dos primeiros dias heroicos dos Apóstolos até a borra dos tempos atuais, em que a Igreja crescera em poder e riquezas e encolhera em energia espiritual.

21. Essa atitude reprovadora esquece que se trata de uma sociedade em que, para pagãos, judeus e cristãos, a doação religiosa era pensada como transação religiosa, e a renúncia à riqueza não era o único ato sobre o qual pousava a mão de Deus, pois dons aos pobres, doações à Igreja, ofertas semanais e ofertas em pagamento de votos uniam céu e terra de modos tanto mais profundamente instalados na consciência dos fiéis quanto menos exaustivamente analisados, sendo o curso imaginado da riqueza da terra ao céu por meio de atos corriqueiros de doação piedosa tão importante para os fiéis quanto o ato ocasional de renúncia de poucos, de modo que os que se esquivaram ou atenuaram o mandamento de Jesus ao jovem rico não eram meros desertores, mas haviam cercado seu uso da riqueza de uma carga imaginativa diferente da dos defensores da renúncia radical, que dava força a seus atos diários de bondade e generosidade, e foi desse rico húmus imaginativo, comum aos ricos e às pessoas comuns, que brotou a riqueza da Igreja.

22. A tarefa de reconstruir o conteúdo imaginativo da doação religiosa, o fluxo da riqueza da terra ao céu, mostrou-se tão importante quanto acompanhar esse fluxo na terra, estabelecendo o valor relativo das somas obtidas por grandes renúncias, doações e ofertas diárias nas igrejas, e nisso os estudos judaicos podem ajudar, pois estudam a considerável mudança imaginativa que acompanhou, no período romano, a passagem de uma religião cujas práticas de doação se centravam na economia de um vasto templo helenístico, o Templo de Jerusalém, aos hábitos de doação discretos mas tenazes das sinagogas e comunidades judaicas espalhadas pelo mundo romano, mudança que parece ecoar em sentido inverso a história do crescimento da riqueza cristã, que começa com doações modestas, como na Aquileia do início do século IV e nos pavimentos das igrejas do norte da Itália, e termina com os grandes empreendimentos semelhantes a templos dos santuários da Gália e da Itália do século VI, restando por escrever, em ambos os casos, uma história do pano de fundo imaginativo da doação religiosa, da qual só uma parte pode ser oferecida aqui, limitada a um tempo e região particulares da vasta nebulosa de cristianismos que ia da Britânia à Ásia Central, ladeada em quase toda parte por comunidades judaicas cuja doação religiosa era motivada por padrões imaginativos aparentados e comparáveis.

23. A questão da riqueza em geral tocava todos os aspectos da vida do Império Romano e das sociedades que o sucederam e pode por isso servir de instrumento diagnóstico para entrar no coração da sociedade romana, pois estudar a criação e a distribuição da riqueza no século IV, acompanhar nas fontes pagãs e cristãs as inquietações e controvérsias provocadas por sua acumulação nos séculos IV e V, sentir a mística da riqueza que unia uma classe governante composta igualmente de pagãos e cristãos e seguir, nos séculos V e VI, a evaporação e reestruturação da riqueza em tempos de invasão bárbara, guerra civil e construção de Estados regionais não é apenas escrever mais uma história social e econômica do império tardio, mas usar a riqueza como o médico usa o estetoscópio, para auscultar o Império Romano do Ocidente em seus últimos séculos e a Europa Ocidental em seu primeiro século sem império, como quem ouve o rangido de um grande navio apanhado por uma tempestade em alto-mar.

24. Isso tornou a obra a mais difícil já empreendida, pois só mantendo juntos o abundante discurso sobre a riqueza da literatura pagã e cristã do período e o senso das realidades da riqueza na sociedade romana e pós-romana era possível usar a riqueza como instrumento diagnóstico para auscultar o processo chamado de formação do cristianismo no Ocidente, sem separar a história da religião e da cultura do império tardio da história de sua sociedade, propósito difícil de cumprir nas condições atuais, em meio ao rompimento de uma represa no estudo da sociedade e da economia do período, cuja virada dramática no estudo das circunstâncias concretas do mundo romano alterou a imagem da sociedade romana tardia como um todo e, por consequência, do papel do cristianismo nela.

25. Nada é como antes, e algumas dessas inovações, que afetam diretamente a história do cristianismo latino, podem resumir-se em condicionais: se a conversão de Constantino não colocou decisivamente as igrejas no topo da sociedade romana, é preciso buscar esse processo no fim do século IV, quando o cristianismo, seguro do apoio dos ricos, ousou pensar-se como religião potencialmente majoritária; se se subestimou gravemente o vigor e a diversidade das classes médias nas cidades do Ocidente romano tardio, é preciso reescrever grande parte da história das comunidades cristãs urbanas, inclusive do recrutamento e dos horizontes sociais de seus bispos e clérigos; se a sociedade romana ocidental não se caracterizava pelo domínio incontestado de poucos grandes proprietários, é preciso rever muito do que se escreveu sobre o papel do cristianismo antes e depois da queda do império, começando por questionar o realismo dos sermões inflamados de Santo Ambrósio contra os proprietários do norte da Itália, talvez menos implacáveis e poderosos do que ele sugeria, e buscando, em vez de alguns senadores exorbitantemente ricos, o papel de figuras menores, como a pequena nobreza de Roma e das províncias, decisiva na dotação e construção de igrejas e no patronato de clérigos e mestres cristãos; e se a aristocracia senatorial não colonizou os escalões superiores das igrejas da Itália e da Gália tão completa e rapidamente quanto muitos afirmaram, então toda a questão do acúmulo da riqueza da Igreja e da ascensão do estatuto do bispo nos séculos V e VI torna-se mais complexa, mais conflituosa e, felizmente, mais interessante.

26. Expostos esses poucos mas cruciais temas sobre os quais a opinião mudou na última década, espera-se que o leitor acompanhe atentamente as notas e perceba, por trás da lista apertada de títulos, algo da excitação que cada um deles provocou ao abrir uma janela para uma vista inesperada da sociedade romana tardia, da qual muitos marcos habituais desapareceram ou perderam proeminência, embora, dada a explosão dos estudos sobre a Antiguidade tardia, tenha sido difícil manter-se atualizado com a literatura e as descobertas até o fim de 2010, como mostram o estudo magistral de Brent Shaw sobre a África dos séculos IV e início do V, Sacred Violence, retrato singularmente rico, vívido e original da África de Agostinho, e o livro de Kyle Harper, Slavery in the Late Roman World, que acrescenta toda uma nova dimensão à visão da sociedade romana do século IV, sendo de esperar, com prazer, que novos trabalhos, alguns dispersos e não considerados, desafiem os leitores a rever ainda mais as concepções sobre a relação entre cristianismo e sociedade nesse período tão debatido.

27. Essa mudança de cenário foi uma conquista difícil, em grande parte pela reinterpretação de textos conhecidos, mas também graças ao vento novo vindo da arqueologia romana tardia, cuja novidade está menos no material do que no modo de interpretá-lo, pois muitos jovens arqueólogos, em vez de usar o material arqueológico apenas para documentar acontecimentos conhecidos, procuraram descobrir paisagens desconhecidas, tão emocionantemente diferentes das ideias convencionais sobre a sociedade e o cristianismo romanos tardios quanto as primeiras imagens da superfície de um planeta distante enviadas por uma sonda espacial, sendo emocionante para o historiador das igrejas que paisagens bem conhecidas, sobretudo as catacumbas romanas, se tenham tornado inquietantemente estranhas, e a reinterpretação de práticas cristãs básicas, como o cuidado dos mortos, a piedade votiva, as inscrições memoriais e a construção de lugares de culto, ergueu o véu de palavras clericais de que dependia o conhecimento da vida cotidiana dos cristãos, aproximando os heróis e heroínas anônimos da história, os leigos e leigas de cujos hábitos de doação dependiam as igrejas e cujas práticas e expectativas falam mais claramente de seus túmulos, dos pavimentos de suas igrejas e de seus grafites junto aos túmulos dos santos do que das páginas dos Padres da Igreja.

28. O estudo da religião e o da chamada cultura material devem manter-se unidos, união cada vez mais difícil, pois a espantosa expansão dos estudos romanos tardios trouxe o perigo da superespecialização, que, embora a especialização seja bem-vinda, ameaça os empreendimentos de síntese e as tentativas de ver as sociedades por inteiro, levando tão a sério sua religião e cultura quanto suas bases materiais.

29. É preciso lutar por essa visão unitária, pois distinções rígidas entre disciplinas pouco correspondem à experiência real da pesquisa, em que todos os aspectos da história do império tardio são de difícil acesso, e cada corpo de evidência, dos textos teológicos mais etéreos aos levantamentos arqueológicos mais concretos, é uma frágil ponte para o passado sem resultados inequívocos, deixando o pesquisador à beira de um abismo que cai num mundo inimaginavelmente distante, vertigem intelectual inerente à profissão, à semelhança dos alpinistas franceses que, a certa altitude, passam do vous ao tu, prática admirável que gera o espírito de solidariedade de um grupo que vive pendurado a grandes alturas, já que, qualquer que seja a via de acesso ao período, textos patrísticos, obras históricas, documentos legislativos, inscrições, escavações ou mapeamento do comércio pela distribuição de cerâmicas, a ascensão do cristianismo no Ocidente é um tema intimidador.

30. É justamente nisso que reside o fascínio da história, pois o estudioso sente-se confrontado com forças poderosas demais para serem medidas por qualquer instrumento de que disponha.

31. Comunicar aos leitores algo desse fascínio é apenas transmitir a alegria do aprendizado que tantos amigos e colegas da área transmitiram ao longo dos anos de redação.

32. A dívida para com amigos e colegas é particularmente grande, pois a redação foi marcada por uma sucessão de atos de rara generosidade intelectual de muitos leitores dos sucessivos rascunhos, como Rita Lizzi e Jairus Banaji, visitantes do Institute for Advanced Study num ano milagroso, que acompanharam o primeiro rascunho com cuidado e discussão crítica, Johannes Hahn, leitor alerta cujos comentários perspicazes e precisos deram nova dimensão à amizade acadêmica, Julia Smith e Hamish Scott, de leituras tenazes e francas, Kimberly Bowes e Ed Watts, cujas leituras calorosas e penetrantes lembraram a pura alegria da erudição na exploração de paisagens ainda pouco abertas ao estudo da Antiguidade tardia, Helmut Reimitz e Jamie Kreiner, que conduziram o manuscrito intelectual e ciberneticamente até o período altomedieval, muitos outros que leram capítulos, e Glen Bowersock, cuja presença e exemplo encorajam há muitos anos, além do ambiente acadêmico do Programa de Estudos Helênicos, lar caloroso reunido ano após ano pela habilidade e energia de Dimitri Gondicas.

33. Cabe reconhecer também o trabalho de Jennifer Backer, Julia Livingston e Debbie Tegarden, da Princeton University Press, que com grande habilidade e bom humor permitiram que um manuscrito que era algo como um camelo passasse pelo buraco da agulha e alcançasse o padrão de artesanato e beleza característico dos livros de Princeton.

34. Destaca-se acima de tudo a esposa, Betsy, que deu apoio incansável do início ao fim, reservou sempre tempo para ler cada rascunho com olhar infalível para obscuridades e deselegâncias de expressão e organização e contribuiu constantemente com seu rico saber histórico e seu senso próprio, ao mesmo tempo humano e irônico, do funcionamento da natureza humana no passado.

35. Juntos percorreram as muitas regiões em que essa história se passou, e a obra lhe é oferecida no sentido antigo e pesado de um voto cumprido, lido em tantas inscrições judaicas e cristãs do império tardio, como devolução de apenas um pouco do que ela deu.

Search
e/peter-brown/2012/0.txt · Last modified: by 127.0.0.1