Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


biblia:bo:relato-dos-seis-dias:genesis-dia-7:criacao-relato-23:start

NOTHOMB CRIAÇÃO RELATO 2,3

Paul Nothomb — RELATOS DA CRIAÇÃO

Gen 2,3 E «Deus» saudou este dia o sétimo e o pôs à parte pois cessou de obrar em toda sua obra que, «Deus», Criou para «fazer».

Nossas bíblias traduzem este versículo em termos religiosos anacrônicos da Bíblia posterior («abençoar», «santificar», «repousar-se») como se Deus instituísse, e festejasse ele mesmo o primeiro, o dia do Shabbat. Mas se Deus pôs a parte (sentido primeiro de QD(SH) «santificar») este dia já marcado no texto pela anomalia da determinação de seu qualificativo como «o» sexto antes dele, é que «o» sétimo vê o evento do Homem depois de sua Criação. Estes dois dias são aqueles onde a liberdade de Deus cede lugar à liberdade do Homem em seu «lugar». Deus cessou de Criar, seja indiretamente, em «fazendo fazer» pelo Homem a Realidade a partir do «Tohu-Bohu» (que este tenha sido modificado ou não previamente por uma cosmogonia «objetiva» da qual este relato, no meu entendimento, não fala jamais senão em aparência, por precaução de linguagem) e ficamos sabendo ao final que desde o início se Deus Criou é para «fazer» sem a forma causativa, quer dizer para permitir ao Homem, por conta dos Seis Dias, de «fazer» e de exercer plenamente sua liberdade face à Criação que lhe é confiada. Não para continuá-la (ela está completada) mas para prossegui-la no tempo, sempre nova, de «dia um» em «dia um».

/home/mccastro/public_html/cristologia/data/pages/biblia/bo/relato-dos-seis-dias/genesis-dia-7/criacao-relato-23/start.txt · Última modificação: por 127.0.0.1

Exceto onde for informado ao contrário, o conteúdo neste wiki está sob a seguinte licença: Public Domain
Public Domain Donate Powered by PHP Valid HTML5 Valid CSS Driven by DokuWiki