GLÓRIA DO TABOR
Clemente de Alexandria — Excertos de Teodoto Tradução da versão francesa de François Sagnard, Extraits de Théodote (Sources chrétiennes)
Extratos da obra de Teodoto e da escola dita oriental na época de Valentino
Primeira Seção Extr. 1-28
A glória do Tabor Devido a sua grande humildade, o Senhor não apareceu como um anjo, mas como um homem. E quando, “sobre a Montanha”, apareceu a seus Apóstolos, na glória, não por causa dele mesmo que agiu em se manifestando assim, mas por causa da Igreja, que é a “raça eleita” a fim de que ela aprendesse “o avanço” (prokope) obtido pelo Senhor depois de sua saída da carne. Pois “ele era” também “a Luz” do alto: e “o que se manifestou na carne”, o que foi “visto aqui em baixo”, não é inferior Àquele do alto. Pelo fato de sua passagem do alto para aqui em baixo, não estava no estado dividido, como se trocasse um lugar por um outro e deixasse um para ganhar o outro. Mas estava Onipresente, ao mesmo tempo de seu pais e aqui em baixo; pois era “a Potência operante” (dynamis) do Pai.
Por conseguinte, era preciso que fosse igualmente realizada a palavra do Salvador: “Há muitos dentre os que aqui estão que não saborearão a morte antes de ter visto o Filho do Homem em sua glória”. É assim que o viram Pedro, Thiago e João: depois eles morreram.
