2 Estética
CAPUTO, John D. How to read Kierkegaard. New York: W. W. Norton & Co, 2008.
ESTETICISMO
1. Se você se casar, se arrependerá; se não se casar, também se arrependerá; case-se ou não se case, se arrependerá de ambos, acredite numa mulher, se arrependerá; não acredite nela, também se arrependerá disso; acredite ou não acredite numa mulher, se arrependerá; enforque-se, se arrependerá; não se enforque, e também se arrependerá disso; enforque-se ou não se enforque, se arrependerá de ambos, sendo esse, senhores, a suma e substância de toda a filosofia.
2. Não é só em certos momentos que se vê tudo aeterno modo, como diz Espinosa, mas se vive constantemente aeterno modo, havendo muitos que pensam viver assim porque, após ter feito uma coisa ou outra, combinam ou mediatizam os opostos, mas isso é um mal-entendido, pois a verdadeira eternidade não jaz atrás do ou isto ou aquilo, mas diante dele, sendo portanto sua eternidade uma dolorosa sucessão de momentos temporais, pois serão consumidos por um duplo arrependimento.
3. A filosofia exposta é ao menos fácil de entender, pois tem só um princípio, e nem mesmo dele se procede, não se procedendo de princípio algum, pois, se se procedesse, disso se arrependeria, e, se não se procedesse, também disso se arrependeria.
4. Se a um ou outro dos respeitados ouvintes parece haver algo no que se diz, isso só prova que ele não tem talento para a filosofia, e, se o argumento parece ter algum movimento para diante, isso também prova o mesmo.
5. Mas para aqueles que podem seguir, embora não se faça progresso algum, desdobrar-se-á agora a verdade eterna, em virtude da qual essa filosofia permanece dentro de si mesma e não admite filosofia mais alta, pois, se se procedesse do princípio, achar-se-ia impossível parar, pois, se se parasse, disso se arrependeria, e, se não se parasse, também disso se arrependeria, e assim por diante.
6. Mas, já que nunca se começa, também nunca se pode parar, sendo a partida eterna idêntica à cessação eterna, tendo a experiência mostrado que de modo algum é difícil para a filosofia começar, longe disso, começa com nada e consequentemente pode sempre começar.
7. Mas a dificuldade, tanto para a filosofia quanto para os filósofos, é parar, dificuldade obviada nessa filosofia, pois, se alguém crê que, ao se parar agora, realmente se para, prova-se faltoso de intuição especulativa, pois não se para agora, parou-se no tempo em que se começou.
8. Assim, essa filosofia tem a vantagem da brevidade, e também é impossível de refutar, pois, se alguém a contradissesse, sem dúvida se teria o direito de chamá-lo de louco, vendo-se assim que o filósofo vive continuamente aeterno modo e não tem, como o bem-aventurado Sinteris, só certas horas que são vividas para a eternidade.
9. Ou Isto ou Aquilo (1843), um longo livro em dois volumes, lançou as obras pseudônimas de Kierkegaard e fez de seu autor uma celebridade local, embora houvesse uma controvérsia sobre quem era esse autor, tendo Kierkegaard conhecido Regine Olsen em 1837, então com apenas quinze anos, ambos registrando a eletricidade do momento, com quem ficou noivo em 1840.
10. Dúvidas o assaltaram imediatamente e um ano depois ele rompeu o noivado e fugiu para Berlim por vários meses, ali começando sua vida de escritor, tentando em Ou Isto ou Aquilo, que estabeleceu sua reputação, explicar-se a Regine e ao mundo.
11. O livro é dedicado a uma conta dos dois primeiros dos três estágios da existência, isto é, o movimento do eu para além de uma vida de busca do prazer, o estético, para uma existência ética e baseada em princípios, o ético, sendo o movimento ainda mais alto para além da ética, para a vida de fé, o religioso, apenas esboçado no fim do livro.
12. Neste capítulo segue-se o primeiro volume, que explora o significado da existência estética e por que ela está em última instância fadada a fracassar, mas, se o objetivo do texto, só tornado claro no segundo volume, é ético e em última instância religioso, os meios, como esse extrato claramente mostra, são irônicos e cômicos.
13. Ou Isto ou Aquilo, como diz seu editor Victor Eremita (Victor o Eremita, ou mesmo o conquistador eremítico), é um quebra-cabeça chinês de caixas dentro de caixas, sendo esse extrato do primeiro volume (o Isto), contendo os Papéis de A, que se concluem com o famoso Diário de um Sedutor, de um certo Johannes, o Sedutor.
14. Esses papéis são supostamente o primeiro de dois pacotes assim arrumados inadvertidamente descobertos por Victor numa velha escrivaninha, contendo o segundo pacote, os papéis de B (o Aquilo), três cartas de um certo Juiz Wilhelm, enviadas a A, contendo a última delas um sermão enviado ao Juiz por um amigo sacerdote nas charnecas remotas do norte da Jutlândia.
15. Empregando só neste livro cinco figuras pseudônimas, o leitor chega ao Diário do Sedutor e aos textos do Ultimatum, pivôs da virada dialética final de cada volume, isto é, a três remoções de autoria de distância de Kierkegaard.
16. Isso por sua vez convida à especulação sobre se A está simplesmente demasiado embaraçado para admitir que este é de fato seu próprio diário, se A e B são realmente o mesmo, ou se a coisa toda é obra só de Victor.
17. Kierkegaard juntou-se ao debate público sobre o autor real numa resenha caprichosa, Quem é o Autor de Ou Isto ou Aquilo, publicada sob o pseudônimo A. F., argumentando que esse debate não vale a pena e que se é melhor servido empregando o próprio engenho no livro mesmo.
18. Quando Kierkegaard concluiu a autoria pseudônima em 1845, era conhecimento comum que ele era o autor desses materiais, não sendo o pseudonimato prática literária incomum na Dinamarca de meados do século, e, embora os autores reais logo se tornassem conhecimento público, a prática era respeitar a verdadeira identidade do autor nas resenhas e comentários.
19. A expõe uma existência escandalosamente narcisista ou estética, uma vida que gira inteiramente em torno de dar prazer a si mesmo, dos prazeres mais básicos e sensuais aos mais altos e artísticos, qualquer que seja o custo para os outros, enquanto B, o Juiz, um homem felizmente casado, defende os princípios da ética e o senso dos próprios deveres sob a lei.
20. Kierkegaard mais tarde disse que o Diário do Sedutor fora feito para repelir Regine, para convencê-la de que estava bem livre dele, e para sustentar a honra do casamento, do qual recentemente se fizera uma exceção notória, sendo esse extrato dos Diapalsmata do Volume I, palavra tirada da Septuaginta grega que significa interlúdios musicais ou refrões.
21. O extrato é um de uma série de aforismos que estabelecem os princípios irônicos e humorísticos da vida sem princípios de um esteta, sendo o texto feito para provocar os hegelianos, a influência intelectual dominante na filosofia e teologia dinamarquesas de meados do século XIX.
22. Kierkegaard joga com o princípio hegeliano central de que o princípio de movimento no Sistema é o poder do negativo encarnado no princípio de contradição, sendo o movimento descrito por Hegel como a negação de uma afirmação prévia.
23. Assim, em sua Lógica, Hegel começa sua dialética com o conceito de ser, o conceito mais geral e sem pressupostos, e passa à sua negação, o não-ser, que fornece a transição para o devir, sendo tanto o puro ser quanto o puro nada abstrações imóveis, enquanto o mundo real e concreto é feito de devir, que é a unidade de ser e não-ser.
24. Hegel tenta fazer um começo sem pressupostos, assumindo nada, e concluir incluindo tudo, a finalidade, na ideia concretamente encarnada, o universal concreto, sendo o resultado dialético a unidade superior da afirmação e negação, que são anuladas em sua oposição abstrata uma à outra e elevadas a uma unidade superior e concreta.
25. Para dizê-lo na linguagem que se tornou popular sob a influência de Marx, a síntese é a unidade superior da tese e da antítese, sendo o preço a pagar por essa unidade reconciliadora ter a coragem para a negação.
26. Mas para A a negatividade é um custo demasiado alto e ele encontrou uma solução menos exigente que não tira tanto de um sujeito, pois, ao não adotar tese alguma, não precisa sofrer os golpes de uma antítese, e, ao não tomar posição, não sofrerá oposição ou contradição.
27. Ao não tomar partido ou tomar decisão, não precisa resistir às consequências negativas, não sendo a favor de nada para não ter de ser contra nada também, nunca permitindo que as engrenagens da máquina dialética se engatem, situando-se antes numa esfera anterior ou acima do reino em que se aplica o princípio de contradição.
28. Uma vez exposto aos ventos da realidade ou da atualidade, que é precisamente onde reina o princípio de contradição, o jogo já está perdido, pois ali, no reino da atualidade, se é forçado a escolher e, qualquer que seja a escolha, se perderá, e, qualquer que seja a decisão, terá consequências pelas quais se será malhado e machucado.
29. Se se casa com a moça, sua cintura engrossará e sua beleza minguará, ela se tornará um tédio e fará exigências que certamente se lamentarão, mas, se não se casa com ela, o mundo o desprezará como um mulherengo que desperdiçou o tempo de uma moça e a tratou cruelmente, e disso também se arrependerá.
30. Se se compromete com uma causa ou com um amigo, disso se arrependerá, pois eventualmente eles aparecerão à porta exigindo o cumprimento, pedindo que se honre a promessa, e num momento tão inoportuno, justamente quando se estava prestes a sair de férias, mas, se não se compromete, os convites sociais escassearão e se ganhará reputação de preguiçoso ou egoísta, e disso também se deve arrepender.
31. De qualquer modo, ou isto ou aquilo, disso se arrependerá, de modo que a solução, em vez da resolução reconciliadora superior, é nunca deixar que as engrenagens desse ou isto ou aquilo se engatem, nunca permitir que se seja apanhado em sua sucção, sendo essa, senhores, a suma e substância de toda a filosofia.
32. Essa é a sabedoria da eternidade, mas, para um esteta, a eternidade não significa abrir caminho através de uma dolorosa sucessão de momentos temporais e assim elevar-se acima dos limitados pontos de vista temporais para tomar a visão superior da eternidade, pois isso é um mal-entendido.
33. O esteta prefere a eternidade que jaz baixa e nunca se deixa arrastar para o tumulto do tempo, pois a verdadeira eternidade não jaz atrás do ou isto ou aquilo, mas diante dele, sendo essa a máxima de A, seu ponto de partida.
34. Mas, pensando melhor, se ele se compromete com um ponto de partida, disso se arrependeria, assim como se não o fizesse, e, se tivesse um ponto de partida, isso implicaria que estava em movimento, e que outros deveriam segui-lo, e então todos se arrependeriam.
35. Esse modo muito sem princípios de agir não deve ser tomado como princípio rigoroso, regra ou lei, pois sempre se lamentará fazer resoluções de qualquer tipo se não se reservar o direito de retomá-las, sendo toda a ideia do esteticismo postar-se decisivamente no campo da indecisão e da liberdade de escolha.
36. A existência estética é uma arte delicada, que requer uma natureza dotada, exigindo um toque hábil e leve, um pouco como uma abelha que pode pousar numa flor, extrair seus deliciosos néctares e seguir adiante.
37. A arte é permanecer estritamente na esfera da possibilidade, permanecer eternamente jovem, com um olho que vê possibilidade em toda parte enquanto se abriga dos ventos duros da atualidade, sendo na dialética de Hegel o objetivo levar tudo a uma conclusão final num sistema abrangente, o que não é possível para um espírito finito e temporal.
38. A está aliviado desse dever pesado, não tendo de levar as coisas a uma conclusão porque nunca realmente começa.
39. Se evitar o princípio de contradição é o princípio paradoxal dessa existência estética sem princípios, o Método de Rotação que se segue é a estratégia para implementá-lo, sendo para o esteta a raiz de todo mal o tédio, não o amor ao dinheiro ou a ociosidade, que podem ser divinos contanto que não se esteja entediado.
40. O esteta requer uma capacidade de tornar as coisas interessantes ou divertidas, como um homem preso numa palestra entediante que se interessa pela gota de suor que se forma na testa do orador no início da palestra, segue seu lento curso pelo nariz até cair no ponto crucial em que o orador chega ao seu ergo.
41. As estratégias que o esteta encontra são baseadas numa analogia agrária, a rotação de culturas, podendo-se garantir uma boa colheita plantando a mesma cultura em campos diferentes a cada ano para não esgotar o solo, o que se chama método extensivo, e, se os recursos são limitados, pode-se alternar culturas diferentes no mesmo campo, o que se chama método intensivo.
42. Em matéria de amor, pode-se rodar ou jogar em vários campos, passando de moça em moça, sem demorar o bastante para incorrer nos arrependimentos de um compromisso, sendo essa a arte de Dom Juan, que seduziu mil e uma mulheres na Espanha, sendo o e mais uma acrescentado, nota A, para dar um anel realista à contagem, sendo sua arte sem arte, pura sensualidade, uma paixão gigantesca, sem intriga, simplesmente tentando derreter a moça com puro desejo.
43. Alternativamente, um esteta pode cultivar um só campo, cuidando-o pacientemente, numa sedução de longo prazo que conquistaria uma moça lentamente ao longo do tempo sem perder o interesse, requerendo indireção, reflexão e paciência, sendo um negócio mais arriscado porque pode levar a noivado e casamento, dos quais o esteta se arrependerá, ou à feiura de uma ruptura ou divórcio, que também são muito desagradáveis.
44. Assim, seria um experimento verdadeiramente interessante ver se se poderia seduzir uma moça, até ficar noivo dela e desfrutar os frutos físicos da sedução, sem todas as consequências lamentáveis de realmente se casar, sendo o truque romper o noivado fazendo a moça rompê-lo, acreditando ela que foi toda ideia dela enquanto você, pobre sujeito, é a parte ferida.
45. Isso requer a dupla arte de esquecer, evitando apegos ao longo do caminho, e lembrar, pois aqui a recordação poética do caso é essencial ao prazer, multiplicando e até excedendo em valor a execução real do plano, gozando o esteta ainda mais do resplendor posterior de folhear seu álbum de prazeres passados.
46. Esse é o enredo do notório Diário do Sedutor, o ensaio final do Volume I, que é um exercício de como ficar noivo sem se arrepender, e a causa de considerável sensação em Copenhague à época.
47. O Diário é a história da sedução de Cordélia, uma moça jovem e inocente, por um esteta mais velho e sofisticado chamado Johannes, que incorpora numerosos detalhes do cortejo de Regine por Søren Kierkegaard.
48. Encontrando Cordélia por acaso na casa de um amigo comum, Johannes planeja minuciosamente uma campanha para conquistá-la, esperando por horas numa esquina que ele sabe que Cordélia cruzará só para passar por ela apressadamente como se não a notasse enquanto se certifica de que ela o note.
49. Ele revisita a casa do amigo comum e deslumbra a todos com sua conversa enquanto a ignora, e eventualmente encontra Eduardo, que está apaixonado por Cordélia mas é muito tímido, e graciosamente se oferece para acompanhar o cortejo do jovem.
50. Após encantar a tia de Cordélia com uma conversa espirituosa e divertida que Cordélia não pode deixar de ouvir enquanto deixa o sem graça Eduardo livre para entediá-la, Johannes decide que, tendo esgotado sua utilidade, Eduardo deve partir.
51. Oferecendo-se para fazer uma proposta de casamento a Cordélia em nome de Eduardo, ele em vez disso se propõe a ela mesmo, dizendo a Eduardo que esse resultado surpreendente foi obra da tia.
52. Segue-se um cortejo em que Johannes lentamente induz em Cordélia a ideia de que o noivado é um adorno artificial e externo que macula a pureza interior e a liberdade de seu amor, sendo ela eventualmente convencida e rompendo ela mesma o noivado oficial, provocando a simpatia da tia pelo pobre Johannes, que recebeu um golpe duro.
53. Após o caso de amor ser fisicamente consumado, aludido só muito discretamente, Johannes a abandona, fazendo esta última anotação no Diário, perguntando por que tal noite não pode ser mais longa, mas agora está tudo acabado, e esperando nunca mais vê-la.
54. Ele diz que quando uma moça deu tudo, ela é fraca, perdeu tudo, não querendo ser lembrado de sua relação com ela, pois ela perdeu o perfume, valendo nevertheless a pena saber se se poderia poetizar-se para fora de uma moça, de modo que se pudesse fazê-la tão orgulhosa que imaginasse que foi ela quem se cansou da relação.
55. Isso poderia tornar-se um epílogo muito interessante, que, por direito próprio, poderia ter interesse psicológico e, junto com isso, enriquecer com muitas observações eróticas.
56. O Diário exibe a ruptura da forma estética de existência, mais ou menos do modo como, na Fenomenologia do Espírito, Hegel mostra o desenvolvimento ascendente do espírito por via da ruptura, das contradições, das formas inferiores de consciência.
57. O esteticismo de Johannes leva à contradição ética de seu cruel abuso das tenras afeições de uma jovem, pensando Kierkegaard, como Hegel, em termos de uma espécie de educação do espírito por via de uma ascensão gradual a formas de vida mais altas ou mais ricas à medida que as formas inferiores desabam por contradições internas.
58. Enquanto isso é concebido por Hegel como movimento da mente ou do pensamento, para Kierkegaard é um movimento da existência, uma passagem por formas concretas de vida, um movimento não do pensar mas de modos de realmente viver.
59. O esteticismo como forma de vida independente e autossuficiente leva ao desespero, uma existência em ruínas, uma contradição existencial e não lógica, pela qual, repelidos pelo horror de uma vida amor, somos movidos a superá-la.
60. Não é Johannes, é claro, mas nós, os leitores desse Diário, que experimentamos essa necessidade de seguir adiante, ficando Johannes atrás, como Hegel poderia ter dito, mas subindo o leitor.
61. A existência estética para Kierkegaard é um beco sem saída, mas não porque seja internamente inconsistente, uma contradição lógica, pois é friamente lógica e consistente demais, antes um pesadelo moral, uma afronta às nossas sensibilidades morais, que é o que induz em nós a necessidade de um ponto de vista mais alto.
62. Vale notar que Kierkegaard é frequentemente tratado como oponente implacável de Hegel, mas isso não é inteiramente verdade, sendo verdade que Kierkegaard tinha relações irritadiças com os hegelianos de Copenhague.
63. Eles são todos guardadores do placar do jogo da filosofia, dizia Kierkegaard, mas ninguém joga o jogo, significando que escrevem comentários sobre Hegel mas não são pensadores originais eles mesmos, sendo também verdade que ele lutou toda a sua vida contra o resultado central do Sistema de Hegel, seu objetivo de uma conta abrangente e sistemática de Deus e da história.
64. Mas Kierkegaard nevertheless permaneceu profundamente sob a influência do próprio Hegel, admirando-o e usando meios hegelianos para produzir resultados não hegelianos, sendo Ou Isto ou Aquilo um bom exemplo disso.
65. Ele propõe uma fenomenologia alternativa ou rival, isto é, uma exibição das várias formas ou estágios ascendentes da vida, não da consciência (Hegel) mas da existência, em que nossa indignação com o amoralismo de Johannes visa despertar nossa sensibilidade moral e lançar a ascensão ou escalada pela escada de Climacus.
66. O objetivo de Kierkegaard não era produzir um sistema abrangente de filosofia, como em Hegel, mas despertar a intensidade e a paixão da existência no indivíduo.
