Gnosticismo — Simone Pétrement
Notável historiadora francesa, especializada em filosofia clássica e Cristianismo Primitivo. Entre suas obras uma referência importante é seu livro “Le dualisme chez Platon, les gnostiques e les manichéenes” (1947), muito citado por Francisco García Bazán em sua obra gnosis. Outra obra da autora, muito reconhecida, é sua biografia de Simone Weil.
A seguir apresentamos um resumo de sua última obra de grande alento sobre o gnosticismo, da qual pretendemos traduzir alguns excertos.
—
Introdução: O problema do gnosticismo
A CRISTANDADE E O GNOSTICISMO - Podem os principais “mitos” gnósticos serem compreendidos com base na cristandade? - Podem as principais características das doutrinas gnósticas serem compreendidas com base na cristandade? - Conclusões COMO O GNOSTICISMO PODERIA TER SIDO FORMADO - Introdução — Hipóteses que serão desenvolvidas e suportadas por muitas razões no que segue - A “gnosis” de Simão o Mago - Os “gnósticos” em Corínto - As possíveis fontes do ensinamento de Apollo - Os sinais de heresias gnostizantes no Éfeso - Cerinthus - Menandro - Saturnilus - Basilides - Carpocratas - Valentinus - O “Apócrifo de João” - Das chamadas obras não-cristãs encontradas em Nag Hammadi - Breves notas sobre as chamadas gnoses pagãs, “cristandade judaica “gnóstica”, mandeísmo, e “gnosticismo judaico” como pré-cristão - Conclusões