Paul Nothomb — O SEGUNDO RELATO
Gen 2,7 Então Deus concebeu o Homem, pó (afar) destacado do solo (Adama). Em seguida soprou em seu cérebro uma consciência de existir. E o Homem se tornou um animal.
Três etapas correspondendo na ordem àquelas da tripla Criação do Homem em Gen 1,27, depois de Deus ter «hesitado» a simplesmente o «fazer» em Gen 1,26, como tinha efetivamente «feito» os animais terrestres em Gen 1,25 (ver Túnicas de Cego, pp. 59ss).
Mas aqui esta tripla «concepção» do Homem se acompanha de uma precisão sobre o «lugar» que Deus, ele mesmo, esta vez lhe designou e preparou. Um lugar especialmente protegido e retirado da «adama»: o jardim. — Leo Schaya — CRIAÇÃO EM DEUS
E YHWH Elohim (depois de ter atualizado Adam qadmon, o «Homem-Princípio», no «Mundo da Emanação» transcendente, e tê-lo manifestado em modo puramente espiritual no «Mundo da Criação» prototípico de sua Imanência), forma (no «Mundo da Formação» celeste, em seguida na «terra celeste» ou edênica e incorruptível do corpo primordial do homem e de tudo o que existe no Éden, e Ele soprou em suas narinas (na receptividade perfeita de sua substância etérea) um sopro de vida (nishmat hayim, o Espírito do Deus vivo e imanente); e o homem se tornou ser vivente (nephesh hayah, uma «alma» ou «pessoa vivente»: uma personificação de Deus, de sua Essência, de seu Espírito e da materia prima ou do «Éter do alto»).
SEGUE: Gen 2,8