NOTHOMB CRIAÇÃO RELATO 24

Paul Nothomb — RELATOS DA CRIAÇÃO

Gen 1,24 E «Deus» pensou: que a terra produza animais segundo sua espécie, gado, répteis e animais terrestres segundo sua espécie. E assim foi.

A palavra que traduzo por «gado» é BHMH que designa de maneira coletiva os grandes animais terrestres, todas as espécies confundidas. Se se crê em wp-fr:Rachi, pode-se mesmo designar homens de espírito obtuso, «que não conhecem seu Criador» como aqueles de que trata todo o final do Livro de Jonas, onde é dito que Deus teve piedade dos habitantes de Nínive, de «seus cento e vinte mil homens incapazes de distinguir sua direita de sua esquerda, de seu numeroso gado». Para wp-fr:Rachi, que comenta este texto, os primeiros não representam a totalidade dos habitantes de Nínive mas somente aqueles de idade menor, e o «numeroso gado» («behema rabba») designa os adultos da cidade, cujo espírito é como aquele dos animais e que «não conhecem quem os Criou».

Vermos no versículo seguinte, na fase de execução, o que se deve entender por «terra» da qual é questão aqui e que é convidada a «produzir» (literalmente a «fazer sair») animais, como ela «produziu» (literalmente «fez sair») a vegetação no «terceiro dia» (Gen 1,12). Não é sem dúvida o mesmo, nem o nome dado ao «seco» que é o lugar do Homem (Gen 1,10) nem o solo, mas melhor dizendo o «mundo» ainda em projeto em (Gen 1,2) e que não completou neste início do «sexto dia» mas que acaba de sofrer uma nova impulsão Criadora, que caracteriza o «quinto dia».