Clemente de Alexandria — Excertos de Teodoto Tradução da versão francesa de François Sagnard, Extraits de Théodote (Sources chrétiennes)
O logos do Prólogo de São João Reflexões de Clemente de Alexandria Quanto a nós, dizemos que este LOGOS “em sua constante identidade” (hen tautoteti) é Deus em Deus, Ele que, é dito ainda, existe “no seio do Pai”, indivisível, sem divisão, Deus uno.
“Tudo foi feito por Ele”, segundo a operação continua (proseke) do LOGOS “em sua constante identidade” (hen tautoteti): tudo, as realidades espirituais e inteligíveis tanto quanto as coisas sensíveis.
“É ele que explicou o seio do Pai”, Ele, o SALVADOR… (Isaías: “Eu os pagarei de volta por suas obras e em seu seio”; quer dizer “em seu pensamento” (ennoia), ela que reside na alma, donde este pensamento tira sua operação), — Ele, o “Primogênito de toda criação”.
E este MONOGENE “em sua perfeita identidade” (hen tautoteti), segundo a “dynamis” do qual — dynamis sem corte — o SALVADOR opera, é Ele “a Luz” da Igreja, a qual era anteriormente “nas trevas” e a ignorância.
“E as trevas não o compreenderam”: os apóstatas e o resto dos homens não o conheceram; a morte não deteve.