CHAMADOS ELEITOS

Clemente de Alexandria — Excertos de Teodoto Tradução da versão francesa de François Sagnard, Extraits de Théodote (Sources chrétiennes)

Extratos da obra de Teodoto e da escola dita oriental na época de Valentino

Primeira Seção Extr. 1-28

Os Graus da Fé. «Chamados» e «eleitos» A fé não é una, mas diversa. Pelo menos o Salvador disse: “Que te seja feito segundo tua fé!”.

Donde esta palavra que alguns entre os «chamados» (tes kleseos) serão enganados na vinda do Anticristo. É impossível para os «eleitos» (tous eklektous). Eis porque o Cristo disse: “E, se fosse possível, mesmo meus eleitos !”

Da mesma forma quando disse: “Saiam da casa de meu Pai !”, é aos «chamados» (tois kletois) que fala. Da mesma forma, por aquele que retorna de viagem depois de ter gasto todos seus bens e para quem se “mata o gordo vitelo”, designa os «chamados» (ten klesin): e da mesma forma ainda na passagem on o Rei “chamou” (keleken) os vagabundos à ceia das Bodas.

Tods consequentemente receberam o «chamado» a título igual (pois: “faz chover sobre os justos e os injustos, e faz brilhar seu sol sobre todos”): mas são «eleitos» aqueles que creram ainda mais. É a eles que é dito: “Ninguém viu meu Pai, se não o Filho”; e: “Sois a luz do mundo”; e ainda: “Pai santo, santifica-os em Teu Nome !”.