User Tools

Site Tools


estudos:tanquerey:gula:start

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

Next revision
Previous revision
estudos:tanquerey:gula:start [27/12/2025 11:45] – criada - edição externa 127.0.0.1estudos:tanquerey:gula:start [11/01/2026 06:14] (current) – external edit 127.0.0.1
Line 2: Line 2:
 Compêndio de Teologia Ascética e Dogmática — Gula Compêndio de Teologia Ascética e Dogmática — Gula
 ==== § I. Da gula ==== ==== § I. Da gula ====
-A gula não é senão o abuso do prazer legítimo que [[biblia:figuras:divindade:deus:start|Deus]] quis acompanhasse o comer e o beber, tão necessários à conservação do indivíduo. Exponhamos: 1. a sua natureza; 2. a sua malícia; 3. os seus remédios.+A gula não é senão o abuso do prazer legítimo que Deus quis acompanhasse o comer e o beber, tão necessários à conservação do indivíduo. Exponhamos: 1. a sua natureza; 2. a sua malícia; 3. os seus remédios.
  
 864. 1. Natureza. A gula é o amor desordenado dos prazeres da mesa, da bebida ou da comida. A desordem consiste em procurar o prazer do alimento, por si mesmo, considerando-o explícita ou implicitamente como um fim, a exemplo daqueles que fazem do seu ventre um deus, «quorum Deus venter est»; ou em o procurar com excesso, sem respeitar as regras que dita a sobriedade, algumas vezes até com prejuízo da saúde. 864. 1. Natureza. A gula é o amor desordenado dos prazeres da mesa, da bebida ou da comida. A desordem consiste em procurar o prazer do alimento, por si mesmo, considerando-o explícita ou implicitamente como um fim, a exemplo daqueles que fazem do seu ventre um deus, «quorum Deus venter est»; ou em o procurar com excesso, sem respeitar as regras que dita a sobriedade, algumas vezes até com prejuízo da saúde.
Line 26: Line 26:
 868. C) Sob o aspecto da perfeição, é a gula um obstáculo sério: 1) alimenta a imortificação, que enfraquece a vontade e desenvolve o amor do prazer sensual que prepara a alma para capitulações perigosas; 2) é fonte de muitas faltas, produzindo uma alegria excessiva, que leva à dissipação, à loquacidade, aos gracejos de gosto duvidoso, à falta de recato e modéstia, e abre assim a alma aos assaltos do demônio. Importa, pois, combatê-la. 868. C) Sob o aspecto da perfeição, é a gula um obstáculo sério: 1) alimenta a imortificação, que enfraquece a vontade e desenvolve o amor do prazer sensual que prepara a alma para capitulações perigosas; 2) é fonte de muitas faltas, produzindo uma alegria excessiva, que leva à dissipação, à loquacidade, aos gracejos de gosto duvidoso, à falta de recato e modéstia, e abre assim a alma aos assaltos do demônio. Importa, pois, combatê-la.
  
-{{indexmenu>.#1|skipns=/^playground|^wiki/ nsonly}}+{{indexmenu>.#1|tsort nsort}}
  
/home/mccastro/public_html/cristologia/data/attic/estudos/tanquerey/gula/start.1766853927.txt.gz · Last modified: by 127.0.0.1